A endodontia, vulgarmente conhecida como desvitalização, dedica-se ao tratamento de dentes comprometidos ao nível da polpa dentária - este é o tecido onde se encontra a estrutura nervosa e vascular no interior do dente.
O tratamento endodôntico, consiste na remoção e desinfeção da polpa (nervo) dos canais radiculares e posterior selamento com os materiais e técnicas mais apropriados.
As indicações para realizar endodontia são:
Nem todos os dentes apresentam sintomas de dor, muitas vezes a infecção dos canais ocorre causando posteriormente reabsorção do osso que envolve as raízes dos dentes. Com o tratamento endodôntico estas lesões tendem a regredir e desaparecer na totalidade. No Instituto António Carracho dispomos de tecnologia 3D CBCT (Cone Beam Computer Tomography) que nos permite durante a fase de diagnóstico, a identificação do número de raízes e canais radiculares do seu dente, facilitando o tratamento e garantindo que toda a anatomia do dente é corretamente identificada e tratada. Utilizamos técnicas de instrumentação mecanizada e obturação (selamento) recorrendo a materiais termoplásticos e biocompatíveis, que permitem facilitar e a melhorar o prognóstico dos tratamentos realizados.
A Dra. Joana Cordeiro, tem vasta experiência nesta área de actuação, tendo realizado uma especialização em endodontia a tempo integral com residência clínica e sendo atualmente Specialist Member da European Society of Endodontology - ESE.
Este formulário constitui um pedido de marcação que carece de disponibilidade e está sujeito a confirmação. Será contactado brevemente. Tentaremos marcar a sua consulta dentro do seu horário preferencial.